Descalça vai para a fonte

Mulher de Parada de Gatim com cântaro à cabeça. Autoria provável de Santos Júnior.
Mulher de Parada de Gatim com cântaro à cabeça. Autoria provável de Santos Júnior. Via: Isabel Maria Granja Fernandes. 'A loiça preta em Portugal: Estudo histórico, modos de fazer e de usar. Parte I'

I
Descalça vai para a fonte
Leonor pela verdura:
vai formosa e não segura.

II

Se tivesse umas chinelas
iria melhor…; mas não:
co dinheiro das chinelas
compra um pouco mais de pão.
Virá o dia em que os pés
não sintam a terra dura?
Leonor sonha de mais:
vai formosa e não segura.

Formosa! Não vale a pena
ter nos olhos uma aurora
quando na vida – que vida! –
o sol já se foi embora.
Se os filhos se alimentassem
com a sua formosura…
Leonor pensa de mais:
vai formosa e não segura.

Há verdura pelos prados,
há verdura no caminho;
no olmo de ao pé da fonte
canta, livre, um passarinho.
Mas ela não canta; não,
que a voz perdeu a doçura.
Leonor sofre de mais:
vai formosa e não segura.

Porque sofre? Nunca soube
nem saberá a razão.
Vai encher a talha de água,
só não enche o coração.
Virá um dia… virá…
Os olhos voam na altura.
Leonor não anda: sonha.
Vai formosa e não segura.

O poema “Descalça vai para a fonte”, inspirado no célebre vilancete de Luís Vaz de Camões, foi originalmente publicado no livro Poemas durienses (1963). Francisco Fanhais musicou-o e inclui-o no álbum ‘Canções da cidade nova’ (1970), considerado um disco de combate à ditadura de Salazar. Poema e canção vieram mais tarde a ser incluídos na Antologia dos poemas durienses (1999) e no álbum de Fanhais Dedicatória (1998).

“Se eu fosse poeta, penso que a temática fundamental da minha poesia seria à volta de temas sociais, à volta daquilo que o povo português vivia, da opressão, da censura, do desejo de liberdade que nós tínhamos, etc.. Como eu não sou poeta, procurei na selecção que ia fazendo dos poemas que ia musicando, quem satisfizesse, digamos, esta prerrogativa ou esta necessidade que eu tinha, este objectivo que eu tinha, de veicular através desses poemas graves problemas sociais que nós tínhamos em Portugal. Essa minha escolha dos poetas que eu tentei musicar, e que musiquei, obedeciam essencialmente a este critério. Poemas que digam alguma coisa e que possam contribuir para manter ou aumentar em nós a sede de mudança e a sede da construção de uma cidade outra, uma cidade nova. Portanto, era esse o meu critério. (…) Todos esses poemas que eu musiquei têm como tónica fundamental a crítica social e o desejo de que as coisas se mudem, mudem completamente no nosso país.”

– Francisco Fanhais 1

  1. PACHECO, Nuno; FANHAIS, Francisco – Seis canções que ajudaram a fazer Abril: Grândola, vila morena: Canções de Abril., 25 Abr. 2024. Disponível em: Spotify.
António Cabral para Eito Fora por Pedro Colaço Rosário (2001)

António Cabral [1931-2007] foi um poeta, ficcionista, cronista, ensaísta, dramaturgo, etnógrafo e divulgador da cultura popular portuguesa.

Nascido em Castedo do Douro, em pleno coração duriense, a 30 de Abril de 1931, iniciou a actividade literária com o livro de poesia Sonhos do meu anjo, publicado em 1951. Ao longo de 56 anos de carreira dedicada à escrita, publicou mais de 50 livros em nome próprio, abraçando géneros tão diversos como a poesia, o teatro, a ficção e o ensaio, dedicando-se em paralelo ao estudo apurado e divulgação das tradições populares portuguesas. As suas raízes transmontano-durienses e a ligação à terra que o viu nascer, “o Paraíso do vinho e do suor“, são presença incontornável em toda a sua obra.

Colaborou em jornais e revistas de todo o país, co-fundou as publicações Setentrião, Tellus e Nordeste Cultural, participou em programas televisivos, radiofónicos e conferências, contribuiu com textos para várias antologias, colectâneas e manuais escolares, prefaciou livros. Alguns dos seus poemas foram cantados, no período pré 25 de Abril, por Francisco Fanhais, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire e, mais recentemente, interpretados pelos Xícara, Rui Spranger, Blandino e Rui David.

No campo da intervenção sociocultural dirigiu, a nível distrital, instituições como o F.A.O.J. (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis) e o I.N.A.T.E.L. (Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres), fundou e co-fundou o Centro Cultural Regional de Vila Real (C.C.R.V.R.) e A.N.A.S.C. (Associação Nacional dos Animadores Socioculturais), respectivamente. Como Presidente do C.C.R.V.R., promoveu cinco encontros de escritores e jornalistas de Trás-os-Montes e Alto Douro e impulsionou a realização de vários encontros de jogos populares em Portugal e no estrangeiro.

Diplomado em Teologia pelo Seminário de Santa Clara de Vila Real e Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, António Cabral exerceu actividade de docente nesta cidade desde 1961 até 2007, no ensino particular, secundário e Magistério Primário, com um breve interregno entre 1988 e 1991, anos em que se dedicou à investigação de jogos populares e ludoteoria como bolseiro do Ministério da Educação.

Foi agraciado com as medalhas de prata de mérito municipal pelas autarquias de Alijó (1985) e Vila Real (1990).

António Cabral faleceu em Vila Real, vítima de doença cardíaca, a 23 de Outubro de 2007. Tinha 76 anos de idade. Nesse mesmo ano de 2007 publicou o livro de poesia O rio que perdeu as margens e deixou no prelo A tentação de Santo Antão, prémio nacional de poesia Fernão Magalhães Gonçalves.

Saber mais…